6º Encontro do Programa Clube de Conselheiros

No dia 17/10/2017, a B3 promoveu o 6º encontro do Programa Clube de Conselheiros. Co-realizado em parceria com a Ricca & Associados, a iniciativa conta também com o apoio do BMA Advogados, da Brasilpar e da Grant Thornton.

O Programa Clube de Conselheiros foi criado com o objetivo de trazer algo novo para as empresas familiares que estejam trilhando sua jornada de crescimento. Misturando conteúdo técnico, depoimentos e troca de experiências, a discussão fica mais rica e com maior potencial de gerar insights aos participantes.  O encontro teve como tema “Governança Corporativa nas Empresas Familiares”. Conduzido por Domingos Ricca, que, com muita propriedade, destacou a importância da adoção das melhores práticas e impacto na longevidade das empresas, o encontro contou também com cases reais, mostrando que a falta de governança adequada teve impactos nos resultados das empresas.

Por fim, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a história da Saraiva e da Mazzaferro. A Saraiva foi representada por Maria Cecília Saraiva, membro do conselho de administração da empresa, que contou a evolução da empresa em termos de Governança. Já a Mazzaferro foi representada por Cláudio Mazzaferro, CEO e integrante da 2ª geração. Cláudio relatou a história da empresa desde sua fundação, detalhou a estrutura societária e as dificuldades encontradas pela 2ª geração em assumir o comando da empresa e tomar as decisões. Cláudio destacou o relacionamento próximo com o IBGC desde a década de 90, e a importância crucial que uma Governança Corporativa bem estruturada e desenvolvida ao longo dos anos teve para a sobrevivência e perpetuidade da empresa.

 

Sobre o Clube de Conselheiros: programa voltado para empresas familiares. São 7 encontros (de maio a novembro/17) que debatem temas sensíveis ao dia-a-dia dessas companhias. O Clube é formado por seletos profissionais, representantes dos nossos parceiros, com conhecimentos complementares. Veja o perfil dos integrantes aqui. Se você está interessado, entre em contato conosco: empresas@b3.com.br. 

 

2017-10-31T12:31:55+00:00 31/10/2017|Aconteceu na B3|