Programa de Mentoria em Fortaleza: 1° encontro discute temas relacionados às boas práticas de Governança Corporativa

A Bolsa, em parceria com o Sistema FIEC e a Padilha Consultoria, iniciou, no dia 22/0/2017, o Programa de Mentoria em Fortaleza. Composto por três encontros, que abordam temas ligados à Governança, à Gestão à Estrutura de Capital, o primeiro aconteceu na sede da FIEC, em Fortaleza, e durou o dia inteiro. A iniciativa é voltada para Sócios, Diretores e Conselheiros de empresas locais não listadas em Bolsa e busca ajudá-los a encontrar não só as respostas para seus questionamentos acerca desses pilares, mas também as perguntas necessárias para o momento que as empresas brasileiras estão vivendo.

Paulo Carvalhinha, Conselheiro Certificado pelo IBGC, atuante em Conselhos de Empresas Familiares e com relevante experiência executiva, iniciou os trabalhos dos dia conversando com os presentes sobre o que, efetivamente, é Governança Corporativa e quais os benefícios que a implantação de boas práticas de Governança traz para empresas. “Governança não é só para empresa grande ou listada em bolsa, mas para qualquer empresa e pode ser adaptada à realidade de cada empresa”, ressaltou.

Na sequência, Bruno Cals, CFO do grupo Hapvida, dividiu com os participantes sua experiência na implantação de governança nas empresas cearenses, em especial no grupo onde está atualmente.

Já Bruno Suassuna, sócio do Suassuna, Guedes & Costa e Silva Advogados, abordou questões importantes para ajudar na Governança das empresas: Qual é a diferença entre uma LTDA e uma S.A.? Como elaborar um bom Acordo de Acionistas? Como preparar, legalmente, a empresa para perpetuá-la por várias gerações?

Em seguida, Artur Neves, Conselheiro Certificado pelo IBGC e também atuante em Conselhos de Empresas Familiares e listadas em bolsa, mostrou algumas formas de Conselho existentes, destacando as atribuições de cada um e como as empresas podem constituí-los.

Contamos também com a participação de Mariana Moura, Sócia da Moura Salles Consultoria, que debateu com os presentes como algumas instâncias de Governança em empresas familiares são importantes para blindar os negócios das questões familiares.

Para finalizar os trabalhos do dia, os participantes foram convidados a conversar com os palestrantes sobre os temas discutidos durante o dia e que se aplicariam às empresas que eles representam e receberam mentoria de como poderiam atuar.

O nosso próximo encontro está agendado para 24/10/2017 e abordará temas relacionados à Gestão. Se você é executivo de alguma empresa da região e se interessou em participar, veja mais informações aqui.

Edna Holanda, Superintendente da B3.

Paulo Carvalhinha, Conselheiro de Administração.

Bruno Cals, CFO da Hapvida.

Bruno Suassuna, Sócio do Suassuna, Guedes & Costa e Silva Advogados.

Artur Neves, Conselheiro de Administração.

Mariana Moura, Sócia da Moura Salles Consultoria.

2017-08-23T21:14:54+00:00 23/08/2017|Aconteceu na B3|