B3 promove Workshop Fusões & Aquisições como Alavanca de Geração de Valor: Uma abordagem prática!

Hoje, 04/07/2017, realizamos o Workshop Fusões & Aquisições como Alavanca de Geração de Valor: Uma abordagem prática! em parceria com a DEALMAKER.

O encontro, que contou com a presença de aproximadamente 30 executivos com cargos de gestão em empresas brasileiras de capital fechado, discutiu o processo de fusão e aquisição (M&A) tanto do lado do buy side, quanto do sell side. Criação de valor, cenário político e econômico, valuation, due diligence, instrumentos jurídicos e práticas de mercado foram alguns dos temas debatidos em uma intensa manhã.

Na abertura, Adriana Barreto, representante da B3, falou da importância do M&A na tese de crescimento de algumas empresas. A Bematech, por exemplo, é uma empresa que cresceu via aquisições e que chegou à abertura de capital. Em 2015, a empresa se uniu com a Totvs, também de capital aberto.

Na sequência, Marcos Bastos Rocha, Sócio da DEALMAKER, falou sobre o histórico do mercado de fusões e aquisições no Brasil e de como o M&A é estratégico nas diversas fases de maturidade de uma empresa. Marcos completou sua explanação narrando os fatores críticos para uma transação de sucesso, bem como “armadilhas” já vividas.

Fernanda Lé Tassinari, pelo Madrona Advogados, trouxe a visão legal: contrato preliminar, auditoria legal, acordos definitivos e o esperado fechamento. Quais os pontos jurídicos de atenção para o sucesso do deal? Já Luis Merlini, Transaction Support Leader da EY Brasil, explorou a importância da preparação da empresa e aspectos do processo de Due Diligence.

No encerramento das discussões, Roberto Dagnoni, Diretor Executivo da Unidade de Financiamentos da B3, e Arnaldo Rocha, Sócio da DEALMAKER, compartilharam o case  GRV e Sascar, transação que ilustra o conteúdo que os executivos viram ao longo da manhã.

2017-07-04T23:07:12+00:00 04/07/2017|Aconteceu na B3|