Conheça a atuação educacional da Bolsa

Por Daniel Pfannemüller, dmuller@bvmf.com.br

Você sabia que a Bolsa possui um Instituto Educacional que, desde 1987, já formou mais de 60 mil profissionais de mercado e alcançou mais de 4 milhões de pessoas?

Você sabia que esse Instituto possui um amplo portfólio de cursos abertos ao mercado e que pode também desenvolver soluções educacionais customizadas para sua empresa?

Conheça o Instituto Educacional BM&FBOVESPA!

Temos a missão de desenvolver o mercado por meio da educação e, para isso, trabalhamos para ser a referência em soluções educacionais sobre os mercados e serviços da Bolsa para diversos públicos, desde o investidor pessoa física iniciante, que quer organizar suas finanças e conhecer melhor opções de investimento, até o profissional que busca especialização na área financeira.

Nossas soluções educacionais são consistentes e isentas, com a expertise e o conhecimento que só a Bolsa tem. Nosso portfólio de ações inclui:

  • Ações de Formação Técnica
    • Mais de 50 cursos online e presenciais de agenda aberta, nos temas de ações, derivativos, risco, fundos, renda fixa. Para conhecer o conteúdo completo dos cursos, todas as trilhas de conhecimento e fazer sua inscrição, basta entrar no nosso site bmfbovespa.com.br/educacional;
    • Cursos de especialização como o MBA em Mercado Capitais e Derivativos e o MBA de Formação de Jornalistas;
    • Certificação dos participantes de mercado no Programa de Qualificação Operacional (PQO);
    • Ações de Incentivo à Produção Acadêmica, como uma Biblioteca com um dos maiores acervos sobre Derivativos do país e o Centro de Memória da BM&FBOVESPA, com informações e documentos sobre a história do mercado de capitais brasileiro. Além disso, apoiamos premiações de trabalhos de monografia e publicamos a Resenha da Bolsa (www.resenhadabolsa.com.br), uma publicação técnica referência nos nossos mercados.
  • Ações de disseminação do conhecimento sobre o mercado:
    • Programa de palestras “BM&FBOVESPA vai até você”, onde são disponibilizadas até 2 palestras institucionais gratuitas sobe os mercados administrados pela Bolsa para qualquer instituição que tenha interesse;
    • Simuladores, onde qualquer investidor pode fazer um “test-drive” do mercado;
    • Cursos gratuitos sobre “como investir” online e presenciais.
  • Ações de conscientização e planejamento financeiro:
    • A Bolsa foi uma das organizações pioneiras no país a assumir um compromisso institucional com a educação financeira para a sociedade como um todo. Acreditamos que o desenvolvimento do país só será sustentável com uma mudança cultural massiva. Por isto, temos várias ações voltadas a este tema, como cursos online, diversos vídeos em nosso canal do YouTube, programas infantis (O Porco e o Magro), uma competição entre escolas de ensino médio chamada Desafio BM&FBOVESPA e um programa de visitas na Bolsa que este ano alcançou mais de 1 milhão de pessoas;
    • Em parceria com outras entidades públicas e privadas, somos membros do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) e desenvolvemos em conjunto com a associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil) ações para inserção da temática nas escolas e na base nacional comum curricular, além de diversas iniciativas de coordenadas para o público adulto, como por exemplo a “Semana Enef”, que é uma semana nacional onde o tema da educação financeira ganha relevância em todo país.

 

Pronto, agora que você já conhece um pouco mais sobre o Instituto Educacional BM&FBOVESPA, pode utilizar nossas soluções e se engajar ainda mais na temática da educação financeira. Saiba também que podemos criar programas customizados para necessidades específicas da sua empresa, seja de forma presencial incompany ou ensino à distância.

Falaremos em próximos artigos, aqui no Vem pra Bolsa, sobre alguns temas específicos importantes para o crescimento e a gestão de risco das empresas no país. Estamos sempre à disposição para discutir soluções educacionais que possam apoiar você na sua estratégia de desenvolvimento da sua organização.

 

Daniel Pfannemüller é Superintendente do Instituto Educacional BM&FBOVESPA. É administrador pela FEA-USP, tem MBA pela Boston School e formação executiva pela Rotman School of Management, Babson College e Wharton School. É membro do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) e membro do conselho da Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil). Possui mais de 15 anos de experiência como executivo nas áreas de educação corporativa e desenvolvimento organizacional em empresas como BankBoston, Bank of America e Banco Itaú.

Este artigo reflete as opiniões do autor e não deve ser interpretado como opinião da BM&FBOVESPA ou como recomendação de investimento. A BM&FBOVESPA não se responsabiliza nem pode ser responsabilizada pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência de seu uso para qualquer finalidade

 

2017-03-16T12:28:46+00:00 09/03/2017|Artigo em foco|