De 2016 para 2017

Por Fábio Vítola, fv@gocapitalpar.com

Retrospectiva 2016 e o Passo a Passo para a preparação de sua companhia e seus desdobramentos

No ano de 2016, nós da Go Capital ouvimos muitas histórias de empreendedores, famílias, executivos e trabalhadores em geral. Nossa atividade persiste em criar valor para nossos clientes e preparar suas empresas para um novo ciclo de vida, seja via fusões e aquisições, seja via profissionalização, sucessão e governança.

Por isso sabemos que não foi um ano fácil, tivemos que trabalhar em dobro para atingirmos resultados parecidos com o de anos anteriores. Ainda assim, atenção redobrada às oportunidades.

Foi também um ano de muitos negócios, os investidores igualmente tiveram que se esforçar mais para encontrar bons ativos e bons negócios para alocarem seu capital. O mercado esteve e está líquido, mas isso não significa que está fácil trazer este capital para dentro de casa.

A GoCapital, em conjunto com a BM&FBOVESPA, trabalhou muito este ano! Muitas reuniões com empresas foram realizadas para explicarmos o papel de uma bolsa de valores, auxiliarmos os empresários a determinar o valor de suas empresas e ajudarmos a estratégia de expansão de seus negócios. Muitos relacionamentos foram criados e uma série de projetos e programas foram feitos.

Trouxemos para Porto Alegre (RS) a primeira edição do curso de Imersão em Abertura de Capital, quando cerca de 10 empresas e mais de 40 participantes, ao longo de dois dias inteiros, discutiram sobre os caminhos para se tornar uma empresa de capital aberto e detalhes de cada etapa do processo até tocar a campainha. Realizamos dois workshops em Santa Catarina, onde buscamos levar às empresas alternativas para financiar seu crescimento. Como facilitar o acesso a recursos os impactos no valor da companhia e o papel fundamental da governança para atingir sucesso.

Fecharemos o ano com a sensação de dever cumprido pelo impacto gerado, pela informação compartilhada e por uma infinidade de artigos, apresentações, estudos, mentorias, ferramentas e contatos que foram compartilhados visando ajudar todos aqueles com quem conversamos. Sensação esta que gera também uma obrigação para que, em 2017, façamos tanto quanto ou mais do que em 2016. O nosso objetivo será fazer mais e melhor e, assim, ajudar as empresas e o mercado de capitais brasileiro a evoluir.

Por estes e tantos outros motivos que resolvemos montar uma série de pequenos artigos até o final do ano, onde mostraremos o passo a passo da preparação de uma companhia e seus desdobramentos. Sabemos que 2017 também exigirá, de todos nós, muito trabalho, muita responsabilidade e atenção redobrada para não perdermos as oportunidades que passam na nossa frente. Nas próximas semanas, disponibilizaremos os conteúdos que seguem abaixo:

Mercado – Análise Externa: Como entender o mercado em que estou inserido

Mercado – Análise Interna: Como me comporto em relação ao meu mercado

Operação – Controle: Quais são meus indicadores chaves e seus impactos

Operação – Governança: Como tomar as decisões e compartilhar

Estratégia – Relacionamento com o Mercado: Quais os benefícios dos relatórios trimestrais e a visibilidade da companhia

Estratégia – M&A: Como identificar e avaliar as oportunidades

Serão dois artigos por semana, publicados na terça e na sexta-feira até o final do ano. Esperamos que gostem e que ajude também a pensar no ano de 2017!

Boa leitura!

 

Fábio Vítola é formado em administração e economia, com especialização em mercado de capitais e gestão de risco. Foi sócio fundador da M&V Participações e sócio da Guapo Capital Group. Possui mais de 8 anos de experiência em M&A, tendo participado em mais de 10 transações. É sócio da gocapital partners e atua no desenvolvimento de novos negócios.

Este artigo reflete as opiniões do autor e não deve ser interpretado como opinião da BM&FBOVESPA ou como recomendação de investimento. A BM&FBOVESPA não se responsabiliza nem pode ser responsabilizada pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência de seu uso para qualquer finalidade.
2016-12-20T18:52:23+00:00 09/12/2016|GoCapital Partners opina|