Aconteceu na Bolsa em 2015

De portas abertas para as pequenas e médias empresas

cris

Cristiana Pereira, Diretora Comercial e de Desenvolvimento de Empresas da BM&FBOVESPA, compartilha as recentes iniciativas da Bolsa para o público empresarial, bem como esforços feitos nos últimos anos para que o mercado de capitais esteja de portas abertas para as pequenas e médias empresas. Leia mais em Artigo Delmiro Gouveia.

Workshops do Programa Fontes de Captação

Os primeiros workshops do Programa Fontes de Captação, “Instrumentos de Securitização” e “Debêntures: uma alternativa pra captação de recursos”, que abordaram as oportunidades e os desafios na utilização das diferentes fontes de captação de recursos disponíveis no mercado, foram um sucesso. O próximo, que acontece em 27/11/2015, debaterá as implicações e os benefícios de uma empresa passar a ter um novo sócio.

Fórum Abertura de Capital (FAC)

A 10ª edição do Fórum Abertura de Capital (FAC) aconteceu na Bolsa em 27/10/2015 com a participação de cinco empresas de capital fechado. Elas apresentaram suas teses de investimento para um público de investidores, entre eles: fundos de pensão, private equity e venture capital, bancos de investimento, assets, family offices e bancos de fomento.

Semana de capacitação do Sebrae

A Bolsa participou em São Paulo, no dia 02/10/2015, da semana de capacitação promovida pelo SEBRAE para seus gestores, dando orientações sobre as diversas formas de financiamento de projetos por meio de aportes de novos sócios. As cidades de Florianópolis (SC) e Belo Horizonte (MG) também foram visitadas para a discussão de assuntos como investidores anjos, fundos de capital semente, venture capital e private equity e processo de abertura de capital.

Painel para Diretores Financeiros

A Bolsa participou de um painel no CFO Strategic Advisory Board, uma conferência para Diretores Financeiros promovida pela Enterprise Business Development & Information (EBDI) entre os dias 02/09/2015 e 04/09/2015 em Cesário Lange (SP). Na ocasião, a Bolsa apresentou as vantagens da captação de recursos via abertura de capital.

Oficina de Capacitação sobre Abertura de Capital

A oficina reuniu em Fortaleza (CE), no dia 20/08/2015, 20 executivos de empresas com potencial de abertura de capital com o objetivo de debater as melhores alternativas oferecidas pelo mercado de capitais e os pontos críticos que afetam o crescimento das empresas que representam.

Parceria com a Fundação Dom Cabral

A Bolsa participou de um evento promovido pela Fundação Dom Cabral em Belo Horizonte (MG) nos dias 31/08/2015 e 01/09/2015 dentro do programa PDA (Parceria para o Desenvolvimento do Acionista e Família Empresária). O evento reuniu diversas famílias empresárias da região para discutir o valor da felicidade.

Imersão em Abertura de Capital

A sétima edição do programa Imersão em Abertura de Capital, realizada nos dias 12, 13 e 14/08/2015 em São Paulo (SP), reuniu na Bolsa 31 executivos com cargo de gestão em 16 empresas brasileiras. Na ocasião, os empresários tiveram a oportunidade de trocar experiências e participar de discussões com importantes profissionais atuantes no mercado de capitais.

Parceria com a Endeavor

Em 13/07/2015, cerca de 50 empresários do Programa Promessas passaram uma tarde na Bolsa com a mentoria do Diretor de Relações com Investidores da Senior Solution, Thiago Rocha, que compartilhou sua experiência sobre fontes de captação. Alguns dias depois, em 16/07, a Bolsa realizou na Endeavor um treinamento para a equipe de Apoio ao Empreendedor, que tem como missão orientar empresários rumo à concretização de seus sonhos.

Novas aberturas de capital

No mês de junho de 2015, mais duas empresas abriram capital na Bolsa. A Maestro Locadora de Veículos S.A. (MSRO3) passou a ter ações negociadas no segmento Bovespa Mais em 17/06 e a FPC Par Corretora de Seguros S.A. (PARC3) iniciou a negociação de suas ações no Novo Mercado em 05/06/2015.

Seminário – Crescimento Empresarial: alternativas e estratégias para alavancar o desenvolvimento

A BM&FBOVESPA, em parceria com AMCHAM, Goldman Sachs, PWC e o escritório de advocacia Souza Cescon, realizou em novembro o seminário “Crescimento Empresarial: alternativas e estratégias para alavancar o desenvolvimento” em duas cidades: Recife e Florianópolis. O evento contou com a participação de representantes de aproximadamente 20 empresas não listadas em bolsa. Com o objetivo de disseminar conteúdo sobre planejamento estratégico, fontes de financiamento, acesso a investidores e processo de abertura de capital e captação de dívida de longo prazo, os seminários apresentaram discussões focadas e casos práticos.

Capacitação em Abertura de Capital para Conselheiros

A primeira edição do curso de Capacitação em Abertura de Capital voltado exclusivamente para Conselheiros de Administração aconteceu em São Paulo nos dias 12 e 13 de novembro, atraindo 20 profissionais com atuação em empresas com potencial de abertura de capital.

Inspirado no programa de Capacitação em Abertura de Capital já oferecido há sete anos para empresários, a edição voltada para Conselheiros foi criada para reconhecer o importante papel que esses profissionais desempenham no processo de tomada de decisão das empresas em que atuam.

O curso voltado para Conselheiros de Administração certificados pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e atuantes em empresas fechadas foi realizado em parceria com o banco Credit Suisse, a consultoria KPMG e o escritório de advocacia Mattos Filho.

Prêmio Delmiro Golveia

A Bolsa patrocinou a entrega do prêmio Delmiro Golveia em 25/11 para empresas do Ceará que tiveram desempenho de destaque em 2015. Organizado pelo jornal O Povo, o evento contou com o apoio da consultoria Padilha Associados, que elaborou os critérios de seleção das empresas premiadas.

Encontro de empresas familiares | Amcham Campinas

AmchamCampinas_0915

Em set/15, a Bolsa foi convidada pela Amcham para apresentar cases de empresas que abriram seu capital para um grupo de 20 empresários e executivos de empresas capital fechado na cidade de Campinas. Campinas é um dos principais polos empresariais e tecnológicos do país, sendo considerada a metrópole do interior mais rica do Brasil.

2016-12-20T18:52:32+00:00 26/11/2015|Aconteceu na B3|